Educação

INEP divulga informações sobre o próximo Exame

Inscrições do Enem 2019: Na tarde de hoje o MEC – Ministério da Educação divulgou, em parceria com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as regras do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019.

O exame, que chega à sua décima oitava edição em 2019, é sem dúvidas de fundamental importância aos estudantes que buscam por uma vaga e/ou bolsa nas melhores instituições de ensino superior do país.

Isto por que com o desempenho obtido no Enem 2019 os candidatos poderão se inscrever e concorrer às oportunidades disponibilizadas através dos programas do Governo Federal, como Prouni – Programa Universidade Para Todos e Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Na próxima semana (segunda-feira, dia 18 de maio) será divulgado o Edital Enem 2019 no Diário Oficial da União. O edital trará todas as regras e informações das inscrições do Enem 2019.

Antes mesmo da divulgação das regras do Enem os estudantes já procuravam e aguardavam ansiosamente por novidades e possíveis mudanças no exame.

Para este ano a única mudança significativa é em relação ao valor da taxa de inscrição do exame, que deixou de ser R$ 35,00 e passou a ser de R$ 63,00.

Nos últimos meses muito se falou da possibilidade da aplicação online das provas do Enem, porém esta novidade deve ser aplicada somente a partir da edição de 2016.

Edital

Além de estabelecer o prazo de inscrições do Enem 2019, o Edital define também todas as outras datas do exame, como o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, da aplicação das provas, divulgação dos gabaritos e disponibilização dos resultados oficiais.

Outra regra definida pelo edital está relacionada à declaração de carência e pedido de isenção de pagamento do boleto do Enem 2019.Edital e Inscrições do Enem 2019

Assim que for divulgado o edital poderá ser acessado no próprio Diário Oficial da União (DOU) ou pela página oficial do exame, no endereço eletrônico.

Inscrições do Exame

As inscrições estarão abertas entre os dias 25 de maio e 05 de junho, disponíveis exclusivamente no site mencionado acima (Veja o passo a passo para se inscrever).

É preciso ter atenção especial em alguns dos passos das inscrições do Enem 2019, pois é neste momento que o estudante faz todas as suas escolhas para os dias das provas, como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), se há necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico, se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão do ensino médio e qual a cidade de realização das provas.

Estas opções ficam disponíveis para alteração somente durante o período de inscrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *